Termos e definições básicas para apreciação de riscos de máquinas e equipamentos.
No relatório de apreciação de riscos para uma máquina ou equipamento é importante incluir alguns termos básicos que auxiliem o leitor para melhor entender e aproveitar o relatório.
Seguem algumas definições provenientes da NBR 12100 – Princípios Gerais de Projeto – Apreciação e Redução de Riscos – 2013.
Perigo: fonte potencial de dano.
Risco: combinação da probabilidade de ocorrência de um dano e da severidade deste.
Estimativa de risco: definição da provável gravidade de um dano e a probabilidade de sua ocorrência
Análise de risco: combinação da especificação dos limites da máquina, identificação de perigos e estimativas de riscos.
Avaliação de risco: julgamento com base na análise de risco, do quanto os objetivos de redução de risco foram atingidos.
Apreciação do risco: processo completo que compreende análise de risco e a avaliação de risco.
As demais definições descritas a seguir são provenientes da NBR 14153 – Segurança de Máquinas – Partes de Sistemas de Comando Relacionados à Segurança – Princípios Gerais para Projeto - 2013.
Categoria: Classificações das partes de um sistema de comando relacionadas à segurança, com respeito à sua resistência a defeitos e seu subsequente comportamento na condição de defeito, que é alcançada pelos arranjos estruturais das partes e/ou por sua confiabilidade.
Defeito: estado de um item caracterizado pela inabilidade de desenvolver a função requerida excluindo a inabilidade durante manutenções preventivas ou outras ações planejadas, ou devido à perda de recursos externos.
Falha: término da habilidade de um item de desenvolver uma função requerida