Método HRN (Hazard Rating Number) a principal ferramenta para a avaliação de riscos em máquinas
Entre os métodos de se estimar os riscos em máquinas, o mais frequentemente utilizado para se quantificar e graduar o nível de risco é o método HRN (Hazard Rating Number), também conhecido como, Número de Avaliação de Perigos. Este método classifica um risco de modo a se ter a noção se este é aceitável ou não. O método HRN tem grande eficácia, pois, a partir de um risco identificado, relacionado ao perigo considerado, tem-se uma função da gravidade do dano com a probabilidade de ocorrência deste mesmo dano para um dado número de trabalhadores expostos.
Como realizar o cálculo do HRN ?
Para se quantificar os níveis de perigo em uma máquina, deve-se fazer um levantamento de todos os riscos/perigos encontrados nela (ex.: falta de aterramento elétrico, risco de prensagem de dedos, risco de acionamento involuntário, etc...) e então utilizar a seguinte fórmula em cada perigo encontrado:
HRN = LO x FE x DPH x NP
Onde HRN é o nível de risco quantificado, LO a probabilidade de ocorrência, FE a frequência de exposição ao risco, DPH o grau de severidade do dano e NP se refere ao número de pessoas expostas ao risco.
Os parâmetros e variáveis que cada um representa estão listados e quantificados nas tabelas seguintes.
Para a probabilidade de ocorrência de um acidente utiliza-se níveis que variam de 0,033 a 15, tal qual segue:
Já para a frequência de exposição utiliza-se:
Para o grau DPH da possível lesão:
E o número de pessoas é dado por:
A tabela abaixo mostra os níveis de risco que podem ser obtidos através da aplicação da fórmula do HRN.
A graduação de cor varia do verde, para resultados de HRN aceitáveis, ao vermelho, para níveis que sejam inaceitáveis e que necessitem de intervenção imediata. Salienta-se que esta variação de cores foi definida pelo autor do presente estudo. Escolheram-se estas cores por possuírem semelhança aos semáforos de trânsito, tornando, desta forma, muito mais nítidas as gravidades encontradas na avaliação.
Como definir os prazos para adequação do maquinário às normas de segurança do trabalho?
O quadro anterior deve ser utilizado para priorizar a tomada de ações, é bastante salutar definir o tempo para a tomada de ação de reduzir cada faixa de resultado. Por saber disto, é proposto o seguinte:
- Para a faixa que vai do resultado 0 a 5, buscar a melhoria sem um prazo definido;
- Para o resultado que vai de 5 a 50, dentro de 4 meses deve-se atuar na redução dos riscos;
- Para a faixa que vai de 50 a 1000, em no máximo uma semana;
- Para a faixa maior que 1000 se deve interromper as atividade imediatamente.
Seguindo o que foi apresentado, temos aquilo que é necessário para um melhor controle sobre os acidentes do trabalho em máquinas. evitando, assim, prejuízos a vida dos colaboradores e aos cofres das empresas em que atuamos.
Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.
A Ziel Engenharia possui profissionais qualificados e legalmente habilitados para realização de ordens de serviço, assim como para assessorar em todos os aspectos da Segurança do Trabalho.
Caso persista qualquer dúvida sobre o tema abordado entre em contato conosco:
E-mail: contato@zielengenharia.com
Telefone: 0800 878 3988