Você está ciente desses 6 tipos de riscos no local de trabalho?
Existem riscos em todos os locais de trabalho, mas como você sabe quais têm mais potencial de prejudicar os trabalhadores?
Ao identificar os perigos no local de trabalho, você estará melhor preparado para controlá-los ou eliminá-los e evitar acidentes, ferimentos, danos materiais e tempo de inatividade.
Em primeiro lugar, uma etapa fundamental em qualquer protocolo de segurança é realizar uma avaliação completa dos perigos de todos os ambientes e equipamentos de trabalho.
Em uma avaliação de perigos, é importante que esta seja o mais completa possível, porque, afinal, você não pode proteger seus funcionários contra perigos que desconhece. Evite pontos cegos nos procedimentos de segurança no local de trabalho, levando em consideração essas seis principais categorias de riscos.
RISCO DE ACIDENTES
Riscos de acidentes são condições inseguras de trabalho que podem causar ferimentos, doenças e morte. Os riscos de acidentes são os riscos mais comuns no local de trabalho.
Eles incluem:
· Qualquer coisa que possa causar derramamentos ou tropeçar, como cabos correndo pelo chão ou gelo
· Qualquer coisa que possa causar quedas, como trabalhar em altura, incluindo escadas, andaimes, telhados ou qualquer área de trabalho elevada
· Máquinas desprotegidas e peças de máquinas móveis que um trabalhador pode tocar acidentalmente
· Riscos elétricos, como cabos desgastados, falta de pinos de aterramento, fiação inadequada
· Espaços confinados
RISCOS BIOLÓGICOS
Os riscos biológicos incluem a exposição a danos ou doenças associados ao trabalho com animais, pessoas ou materiais vegetais infecciosos. Os locais de trabalho com esses tipos de riscos incluem, entre outros, trabalhos em escolas, creches, faculdades e universidades, hospitais, laboratórios, resposta a emergências, casas de repouso ou várias ocupações ao ar livre.
Estes riscos incluem:
· Sangue e outros fluidos corporais
· Fungos/mofo
· Bactérias e vírus
· Plantas
· Picadas de inseto
· Excrementos de animais
RISCOS FÍSICOS
Riscos físicos podem ser fatores dentro do ambiente que podem prejudicar o corpo sem necessariamente tocá-lo.
Eles incluem:
· Radiação: incluindo ionizante, não ionizante (CEM, microondas, ondas de rádio etc.)
· Alta exposição à luz solar/raios ultravioleta
· Temperaturas extremas (quentes e frias)
· Ruído alto e constante
RISCOS ERGONÔMICOS
Ocorre quando o tipo de trabalho, as posições corporais e as condições de trabalho pressionam seu corpo. Eles são os mais difíceis de detectar, pois você nem sempre percebe imediatamente a tensão em seu corpo ou os danos que esses riscos representam. A exposição a curto prazo pode resultar em "dores musculares" no dia seguinte ou nos dias seguintes à exposição, mas a exposição a longo prazo pode resultar em doenças graves.
Os perigos ergonômicos incluem:
· Estações de trabalho e cadeiras inadequadamente ajustadas
· Elevação frequente
· Postura pobre
· Movimentos constrangedores, especialmente se forem repetitivos
· Ter que usar muita força, especialmente se você precisar fazer isso com frequência
· Vibração
RISCOS QUÍMICOS
Estão presentes quando um trabalhador é exposto a qualquer preparação química no local de trabalho, sob qualquer forma (sólido, líquido ou gás). Alguns são mais seguros que outros, mas, para alguns trabalhadores mais sensíveis a produtos químicos, até soluções comuns podem causar doenças, irritação da pele ou problemas respiratórios.
Cuidado com:
· Líquidos como produtos de limpeza, tintas, ácidos, solventes - Especialmente se houver produtos químicos em um recipiente sem rótulo!
· Vapores e vapores provenientes de soldagem ou exposição a solventes
· Gases como acetileno, propano, monóxido de carbono e hélio
· Materiais inflamáveis como gasolina, solventes e produtos químicos explosivos
· Pesticidas
RISCOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Perigos ou estressores que causam estresse (efeitos a curto prazo) e tensão (efeitos a longo prazo). São riscos associados a problemas no local de trabalho, como carga de trabalho, falta de controle e/ou respeito, etc.
Eles incluem:
· Exigências de carga de trabalho
· Violência no local de trabalho
· Intensidade e/ou ritmo
· Respeito (ou falta dele)
· Flexibilidade
· Controlar ou dizer sobre coisas
· Apoio social ou relações
· Assédio sexual
Lembre-se de que essas listas não são exaustivas. Ao concluir uma avaliação de risco no local de trabalho, leve em consideração essas seis categorias maiores para pensar em fatores que podem afetar seus trabalhadores em suas circunstâncias particulares.Veja qual a sua necessidade e contate os nossos serviços.
A Ziel Engenharia tem anos de experiência no segmento de elaboração de laudos, contando somente com engenheiros especializados para agilizar todo o processo. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.
Além de contar com funcionários altamente capacitados, a Ziel Engenharia também oferece a seus clientes serviços de alta qualidade e preço justo.
Caso persista qualquer dúvida sobre o tema abordado, entre em contato conosco:
E-mail: contato@zielengenharia.com
Telefone: 0800-878-3988
Whatsapp: (51) 3108-3577