Descubra a diferença entre consultoria e assessoria
A assessoria, bem como o nome diz, funciona com assistência de um ou mais profissionais especializado em determinada área de conhecimento.
O assessor é aquele entra em ação, identifica o problema e tende a se envolver operacionalmente colocando a mão na massa.
Assessoria em segurança do trabalho, por exemplo, não apenas elabora o PPRA/PGR, mas também ajuda a implementar o programa.
Em alguns casos, consultor ou consultores ficam responsáveis para fazer as avaliações qualitativas e quantitativas dos riscos, ministram treinamentos, ajudam a empresa determinar os EPIs necessários para controle dos riscos, ajudam a empresa dimensionar EPCs necessários, etc.
Já a consultoria seria mais como contratar um serviço de aconselhamento e esclarecimento para a empresa. O acessor identifica os problemas e orienta o responsável no sentido de tomar as decisões necessárias para controle dos mesmos.
Essa é a diferença.
Em resumo: a assessoria normalmente é indicada para ajudar a empresa na prática a solucionar um problema ou assunto específico. Como já dito, o acessor usa seus conhecimentos para planejar as soluções e implementar as ações para a solução do problema.
Já a consultoria é mais indicada para quem deseja obter um diagnóstico completo a respeito de determinado problema. Normalmente a consultoria é contratada para ajudar nas questões das quais a empresa não entende bem o problema ou não entende bem como resolvê-lo. Algumas empresas também tendem a contratar o consultor para entender novas tendências de mercado, ou novas formas de resolver determinado problema.
Conseguiu perceber a diferença?